Número de mulheres aumenta mas homens brancos ainda são maioria; Confira o perfil dos vereadores da região

Nesta postagem, a São Roque Dados traz uma descrição do perfil dos vereadores eleitos nas cidades de Alumínio, Araçariguama, Mairinque e São Roque. De modo geral houve aumento no número de mulheres eleitas, mas ainda assim os homens são a maioria. O numero de pessoas que se identificam como brancas aumentou, o número de pardas diminuiu e de pretas aumentou. Homens brancos são 60% dos vereadores eleitos e, apesar de ter eleito o vereador mais jovem do Estado de São Paulo, a média de idade se mantém a mesma da ultima legislatura. Já entre os partidos, PSDB perdeu espaço para o PSD e o Podemos. Confira abaixo:

Dos 48 vereadores eleitos, 29 são homens brancos, 9 homens pardos, 2 homens negros e 1 que não identificou sua cor ao TSE. Entre as 7 mulheres eleitas, 4 são brancas e 2 são negras. Na última eleição, em 2016, apenas 1 mulher foi eleita, a Profª Meire, em Alumínio. Neste ano, além da Profª Meire ser reeleita como a candidata mais votada da cidade em 2020, outras 6 mulheres foram eleitas. Em Mairinque, cidade com mais mulheres eleitas, com 3 candidatas: Eliane Lyão (PTB), Rose do Cris (MDB) e Emily Idalgo (PT). Em Araçariguama foram eleitas 2 mulheres: Lili Marques (Republicanos) e Prof Iara Costa (AVANTE) e em São Roque foi eleita apenas uma mulher, Drª Claudia Pedroso (Podemos).

O número de homens brancos diminuiu de 33 para 29, assim como o número de homens pardos de 13 para 9. Já o número de homens que se identificam com a cor preta aumentou de 1 para 2, com a reeleição de Biula (PDT) em Mairinque e a eleição de Mario (PTB) em Araçariguama.

Clique nos pontos para ter mais informações sobre os vereadores e as vereadoras

A média de idade passou de 46 para 44 anos, com vereadores mais novos como Paulo Juventude (REDE) de 18 anos, Emily Idalgo (PT) de 20 anos, William Albuquerque de 23 anos e Diego Costa de 24 anos, todos de São Roque, com exceção de Emily, que é de Mairinque. Também aumentaram os vereadores mais velhos, como Dr Pretti (PSB) de 65 anos, em Alumínio, e Milton Borracheiro (PL) de 66 anos, em Araçariguama.

Partidos

Entre os partidos, a fragmentação continua, mas com 1 partido a menos: em 2016 foram eleitos vereadores de 18 partido e em 2020 de 17 partidos. O PSDB, que era maioria com 9 vereadores, perdeu espaço e tem apenas 4 vereadores, sendo 3 deles de São Roque (Alexandre Veterinário, Marquinho Arruda e Toco) e 1 de Mairinque (Paulo Marrom). O PSB, que tinha 7 vereadores, também perdeu espaço mas ainda elegeu 5 vereadores.

Já entre os que cresceram, o PSD,  junto com o Podemos, assumem o lugar de partidos com mais representação na região. O PSD, que em 2016 tinha apenas 2 vereadores, elegeu neste ano 7 vereadores e 1 prefeito, Toninho Gemente, em Alumínio, que mudou de partido. Já o Podemos, antigo PTN, não teve representação na região em 2016 e hoje tem 6 vereadores, 1 prefeito, Guto Issa em São Roque, e 1 vice-prefeito, Rodrigo da Imobiliária, em Mairinque. 

Acompanhe a São Roque Dados para mais conteúdo sobre as eleições 2020.

Apoie a São Roque Dados compartilhando este conteúdo e fazendo comentários. Essa iniciativa é do cientista social Felipe Angiolucci e é totalmente voluntária com objetivo de divulgar dados públicos à sociedade civil.

Postagens mais recentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: