Seu voto para vereador elegeu quem? Descubra aqui; Araçariguama, Alumínio, Mairinque e São Roque

Dessa vez a São Roque Dados traz um tabela onde é possível identificar quem o seu voto elegeu na câmara de vereadores de Araçariguama, Alumínio, Mairinque e São Roque. Como os votos são proporcionais de acordo com os partidos, mesmo que seu candidato não tenha sido eleito, ele pode ter ajudado a eleger outro vereador ou vereadora. Isso também vale para os vereadores eleitos, que com seus votos podem ter eleito mais candidatos. 

Para saber, basta inserir na caixa de buscas abaixo o nome do candidato ou candidato, podendo ser tanto o nome de registro como o algum apelido utilizado na urna.

Regras eleições legislativas

Como explica o próprio Tribunal superior eleitoral (TSE), na eleição para vereador é o partido que recebe as vagas, e não o candidato. No caso, o eleitor escolhe um dos concorrentes apresentado por um partido. Estarão eleitos os que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do Quociente Eleitoral (QE), tantos quantos o respectivo Quociente Partidário (QP) indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido 

O QE é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a 0,5, ou arredondando-se para 1, se superior. A partir daí, analisa-se o QP, que é o resultado do número de votos válidos obtidos pelo partido dividido pelo QE. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

As vagas não preenchidas com a aplicação do QP e a exigência de votação nominal mínima serão distribuídas entre todos os partidos que participam do pleito, independentemente de terem ou não atingido o QE, mediante observância do cálculo de médias.

A média de cada legenda é determinada pela quantidade de votos válidos a ela atribuída dividida pelo respectivo QP acrescido de 1. À agremiação que apresentar a maior média cabe uma das vagas a preencher, desde que tenha candidato que atenda à exigência de votação nominal mínima. Por fim, depois de repetida a operação, quando não houver mais partidos com candidatos que atendam à exigência de votação nominal mínima, as cadeiras deverão ser distribuídas às legendas que apresentem as maiores médias.

Acompanhe a São Roque Dados para mais conteúdo sobre as eleições 2020.

Apoie a São Roque Dados compartilhando este conteúdo e fazendo comentários. Essa iniciativa é do cientista social Felipe Angiolucci e é totalmente voluntária com objetivo de divulgar dados públicos à sociedade civil.

Postagens mais recentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: