São Roque bate recorde e tem abstenção acima da média nacional; número supera votos em Guto Issa, candidato eleito

Segundo levantamento da São Roque Dados, a abstenção na cidade de São Roque foi recorde para a cidade e a maior da região. Foram 18 mil eleitores (29% do eleitorado) que deixaram de votar nas eleições. Número chega a ser maior do que os votos no candidato eleito Guto Issa. Também houve aumento no número de pessoas que votaram branco ou nulo aumentou. Assim, o número de eleitores que não escolheram candidatos, seja votando nulo/branco ou não indo votar, chega a 40% do eleitorado. Em números absolutos, 24mil eleitores não escolharam candidatos, enquanto Guto Issa, vencedor do pleito, teve 17mil votos. Confira abaixo:

Clique nos pontos para ter mais informações sobre o Pleito

Para a comparação, foram consideradas apenas as eleições ao executivo e, no caso das eleições nacionais, a votação para presidente. Não foram considerados os 2º turnos as eleições para presidente. Dito isso, é possível ver que, apesar de pequenas variações, em ambas disputas o número de abstenções, bem como o número de votos brancos e nulo vêm aumentando.

Foi a partir das eleições de 2010, que elegeu Dilma Roussef (PT), numa disputa contra José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plinio de Arruda Sampaio (PSOL) que os números de abstenções e nulo começaram a crescer em São Roque. Nas disputas municipais, foi a partir das eleições de 2012, que elegeu Daniel da Padaria (PMDB) na disputa entre Marquinho Chula (PSDB), Chumbinho (PT) e Luis Guilherme (PSOL).

A única exceção foi 2018, em que houve uma diminuição do número de votos nulos. Isso pode ser explicado por ter sido uma eleição marcada pela entusiasmo com Bolsonaro (PSL) por um lado e sua rejeição por outro, expressa na escolha dispersa em outros candidatos.

Por mais que a pandemia possa explicar o número recorde de abstenções, a série histórica mostra que o aumento já era previsto e que a pandemia pode ter sido apenas um potencializador desse aumento.

 

Clique nos pontos para ter mais informações sobre o Pleito

Analisando os números absolutos, ou seja, sem levar em conta o aumento do eleitorado, também é visível o aumento de abstenções e votos nulos/brancos, ainda que este último tenha um aumento menor. Dessa vez o número de abstenções chegou a ser maior que o número de votos no candidato vencedor. Foram 18.131 eleitores que se abstiveram de votar e 17.669 eleitores que votaram em Guto Issa. Se somarmos abstenções com votos nulos, temos 24.364 eleitores que não escolheram nenhum candidato. 

O aumento não é um fenômeno exclusivo de São Roque. Todo o país passa por esse aumento nos últimos anos e teve 2020 como ano recorde. Entretanto a cidade teve porcentagem acima da média e igual a da capital São Paulo, no 1º turno. Compare no gráfico abaixo.

Acompanhe a São Roque Dados para mais conteúdo sobre as eleições 2020.

Apoie a São Roque Dados compartilhando este conteúdo e fazendo comentários. Essa iniciativa é do cientista social Felipe Angiolucci e é totalmente voluntária com objetivo de divulgar dados públicos à sociedade civil.

Postagens mais recentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: